O objetivo é promover inclusão social, valorização e o reconhecimento de atletas com deficiência.
O vereador Marcos Braz é coautor do Projeto de Lei 2025/2023 que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Paralímpico. A proposta passou por votação em plenário na última quinta-feira (23) e foi aprovado em primeira discussão.
Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Paralímpico tem como objetivo a inclusão social, a valorização e o reconhecimento de atletas com deficiência dentro do esporte. A proposta contempla atletas com deficiências físicas, deficiências visuais e deficiências mentais.
O Programa estabelece as seguintes metas: estimular a prática esportiva por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; difundir a prática de atividades físicas na promoção da saúde e melhor qualidade de vida; promover, através da atividade física, maior autoestima e autonomia do indivíduo; sensibilizar e integrar a sociedade em seus diversos segmentos para debates relativos ao assunto; promover ações conjuntas entre órgãos da Administração Pública Municipal, sociedade civil, entidades voltadas à PCD – Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida e comunidade em geral; e realizar campanhas de divulgação, valorização e importância do esporte para a PCD – Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e incentivar o acesso e disponibilização ao esporte inclusivo desde a infância, inclusive nas escolas da rede municipal de ensino.
O projeto voltará à pauta para nova votação.
O projeto é assinado pelos vereadores Celso Costa, Luciana Novaes, Marcelo Diniz e Marcos Braz.